Pessoal, sou tatuadora há 2 anos e há 6 meses deixei meu CLT para trabalhar em um estúdio. O problema tem sido que eu tô criando um pavor imenso de me contaminar e isso tem me deixado tensa. Eu limpo tudo, tomo todo cuidado do mundo, mas o medo ainda sim me persegue.
Raom e galera, vocês tem alguma dica pra me deixar mais confortável? Principalmente pq minha insegurança começa ao desmontar a bancada e também quando vou desencapar minha pen. Tenho a impressão constante que tudo está contaminado e tô ficando meio doida..
Oi Tass, ter medo de contaminação é importante, biosegurança é uma área de proteção tanto para seu cliente e principalmente para vc... Comumente aqui no studio onde trabalho já começo eliminando o lixo durante o processo da tatuagem, ex: ao abrir embalagens, o papel de limpar a tatuagem, já deixo direto no lixeiro que abre no pedal, sem contato com as mãos, mesmo minha bancada sendo de vidro e facil de limpar, cubro ela com plastico filme, pq resto de tinta, ou outros materias não entram em contato comigo na hora do descarte... Outra coisa legal para usar e vai te deixar mais segura na hora de tatuar se chama MANGOTE, eles diminuem ainda mais o contato de pele com pele, o descarte das agulhas precisa de mais atenção, como protocolo só retiro as agulhas com fonte desligada e pedal desconectado tomando sempre o cuidado de não pegar pela ponta perfurante.... Essas são dicas de como trabalho, espero ter ajudado, forte abraço.
Oi @Tass Ruiz Tattoo ! Bom, não está errada em ter medo de contaminação.
Seria bom se todos tivessem essa preocupação.
Da mesma forma, se você está atenta a isso e toma todos os cuidados necessários, pode tentar encontrar ai razão pra ficar mais tranquila. Pelo que eu entendi, porque você não tenha certeza se está fazendo da melhor forma, esteja geando ansiedade né?
Bom, sobre essa questão da pen ou na hora de desencappar qualquer máquina, eu aprendi um macete com um amigo que eu acho funcional: - Uso luma em uma das mãos, e em outra fico sem luva.
- Com a luva, pego a máquina segurando pela parte embalada (contaminada). - Passo a mão sem a luva por dentro da abertura do plástico.
- Normalmente fica aberto na parte de trás, onde pluga o cabo/RCA.
- Então seguro por ali, sabendo que é uma área que não houve contaminação. Dai a mão sem a luva para segurar nessa parte.
- Dessa forma, consigo usar a mão com a luva para soltar a fita e puxar o plástico na direção certa sem encostar na parte limpa. O lance que eu acho que ajuda assim, é que fica fácil "dividir" as tarefas entre uma mão que só pode encostar na parte contaminada (embalagem) e outra mão que só pode encostar na parte limpa e ficar alerta. Espero que ajude!